Publicações

/

GUIAS

Guia 10 - Determinação da Incerteza dos resultados da Medição na Calibração de Instrumentos de Medição na Área Elétrica (Volume I e Volume II)

Data: outubro 99 e dezembro 00

Objetivos: Estabelece os princípios e requisitos a seguir na avaliação da incerteza de medição na calibração de dispositivos da área elétrica. Pretende determinar principais componentes presentes na medição, identificando o tipo de distribuição associado, considerando o processo de avaliação e descrevendo o modo como estas deverão ser combinadas, determinando a incerteza expandida na medição.


Guia 11 - Elaboração do Manual da Qualidade de Laboratórios

Data: setembro 06 - Edição 2

Objetivos: Com referência ao Guia ISO 25-1997: General Requirements for the Competence of Testing and Calibration Laboratories, este Guia pretende uniformizar critérios, economizar tempo na elaboração do Manual da Qualidade e na sua futura consulta. Contribui para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, do qual o Manual da Qualidade é também uma parte fundamental.


Guia 12 - Determinação da Incerteza dos Resultados da Verificação de Máquinas de Ensaio de Tração ou Compressão

Data: outubro 99

Objetivos: Estabelece o procedimento a seguir na avaliação da incerteza dos resultados da verificação do sistema de medição da força de máquinas de ensaios estáticos, uniaxiais de tração ou compressão.


Guia 13 - Validação de Métodos Internos de Ensaio em Análise Química

Data: fevereiro 00

Objetivos: Estabelece linhas de orientação a seguir pelos laboratórios químicos que pratiquem métodos internos de ensaio, tendo como objetivo a uniformização de critérios utilizados para demonstrar que um método interno de ensaio, nas condições em que é praticado, tem as características necessárias para a obtenção de resultados com a qualidade exigida.


Guia 14 - Questionário de Avaliação da Situação dos Laboratórios de Análises Clínicas face à norma EN ISO/IEC 17025

Data: junho 00

Este documento tem por objetivo orientar os laboratórios de análises clí­nicas para a acreditação. O questionário apresentado permite avaliar a sua situação atual em relação aos requisitos descritos na norma NP EN ISO/IEC 17025. Inclui, ainda, questões específicas relativas à  atividade dos laboratórios de análises clínicas, tendo em atenção os requisitos do projeto de norma ISO/FDIS 15189.



2013 © RELACRE - Todos os direitos reservados
webdesign by
EFNDT
Eurachem
Eurolab
ICNDT
IMEKO
UILI