Ensaios Não destrutivos /

Manutenção da Certificação

VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO

O Certificado, resultante de um processo de exame bem sucedido, terá a validade de 5 anos a contar da data de certificação apresentada no Certificado.

O certificado é considerado inválido nos seguintes casos:
a) por decisão da RELACRE, após evidência comprovada de quebra de princípios éticos por parte do indivíduo certificado;
b) se o indivíduo certificado apresentar uma incapacidade física para a execução da actividade objecto de certificação, com base no exame anual de acuidade visual, levado a efeito pelo empregador;
c) se verificar uma interrupção significativa no método para o qual o individuo é certificado.


RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR

Relativamente ao pessoal certificado, o Empregador será responsável por:
a) emissão da autorização de operação;
b) verificação da acuidade visual
c) verificação da continuidade da aplicação do método END sem interrupção significativa.

Se o indivíduo certificado for o próprio empregador, assumirá todas as responsabilidades anteriormente descritas.


RENOVAÇÃO

A renovação da certificação poderá ser solicitada à RELACRE aos 5, 15, 25, 35... anos após a data da certificação, de modo a que o certificado seja renovado por mais um novo período de 5 anos.

A solicitação da Renovação da Certificação deve ser efectuadas nos seis meses anteriores à data de validade do certificado, através do envio do modelo de "Solicitação da Renovação da Certificação" devidamente preenchido, anexando as seguintes evidências:
a) Avaliação satisfatória de acuidade visual, efectuada, no máximo, nos 12 meses anteriores (Mod.CER.074)
b) Declaração da continuidade na actividade abrangida pela certificação (Mod.CER.077)

Caso o pedido de renovação seja realizado após o fim de validade do certificado, o custo da renovação será acrescido, de 20 % relativamente ao da tabela de preços.
 

RECERTIFICAÇÃO 

A Recertificação poderá ser solicitada à RELACRE aos 10, 20, 30, 40... anos após a data da certificação, de modo a que o certificado seja actualizado por mais um novo período de 5 anos.

A solicitação da Recertificação é da responsabilidade do Individuo certificado e do Empregador/Patrocinador da Recertificação, devendo efectuar-se nos seis meses anteriores à data de fim da validade do certificado, através do envio ao OCP do modelo RELACRE (Mod.CER.079) devidamente preenchido, anexando as seguintes evidências:
a) Avaliação satisfatória de acuidade visual, efectuada, no máximo, nos 12 meses anteriores (Mod.CER.074)
b) Declaração da continuidade na actividade abrangida pela certificação (Mod.CER.077).

NIVEL 1 e 2

O indivíduo certificado que solicite a recertificação tem que cumprir os requisitos de renovação e realizar um Exame de Recertificação, constituído por uma parte prática idêntica à do exame de certificação inicial.

 
Para completar o Exame de Recertificação com sucesso, o candidato deve obter uma classificação mínima de 70% para cada espécime ensaiado.
Se o candidato não obtiver a classificação mínima exigida, pode repetir o exame, no máximo duas vezes, num prazo de 6 meses, a contar desde a data do primeiro exame de recertificação.

A reprovação nestas repetições implica a realização do exame inicial.


NÍVEL 3

O indivíduo certificado (Nível 3) que solicite a recertificação tem que cumprir os requisitos de renovação e realizar os Exames de Recertificação, conforme descrito no quadro abaixo ou satisfazer os requisitos do Sistema de Créditos estruturado pela norma EN ISO 9712.

 
O exame de recertificação (nível 3) é um exame escrito que inclui 20 questões relativas à aplicação do método de ensaio no sector relevante, demonstrando compreensão de normas, códigos ou especificações END e tecnologias aplicáveis.
Para obter a recertificação, o candidato tem que cumprir os requisitos de avaliação do exame prático de nível 2 e obter a classificação mínima de 70% no exame de recertificação (nível 3).
Se o candidato falhar a obtenção das classificações mínimas exigidas, pode repetir os exames, no máximo, duas vezes, num prazo de 12 meses a contar desde a data do primeiro exame de recertificação.

A reprovação nestas repetições leva à realização do exame inicial no método principal.
Se o candidato tiver optado pelo Sistema de Créditos estruturado de acordo com a Norma EN ISO 9712:2012 e não satisfizer os respetivos requisitos pode realizar o exame de Recertificação.

Caso não obtenha aprovação, pode repetir os exames uma vez, num prazo de 12 meses a contar desde a data da candidatura à recertificação, via sistema de créditos.
2013 © RELACRE - Todos os direitos reservados
webdesign by
EFNDT
Eurachem
Eurolab
ICNDT
IMEKO
UILI