Águas /

Exames de Certificação

CONSTITUIÇÃO DO EXAME

O Exame será constituído por duas partes: Parte Teórica e Parte Prática.

Parte Teórica é constituída por 20 perguntas de resposta múltipla cobrindo o programa de exame definido no Apêndice 1 do DDE-CER-013. Esta parte tem uma duração máxima de 45 minutos.

Parte Prática será a simulação da recolha de uma amostra de água para análise dos parâmetros microbiológicos, fisico-químicos e radioativos previstos na legislação para o controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano, seguindo as orientações da autoridade competente. Nesta parte são avaliados aspetos como: domínio, destreza e familiarização com as técnicas de colheita. Esta parte tem uma duração máxima de 60 minutos.


AVALIAÇÃO

Para completar o exame com sucesso, o candidato deve obter classificações mínimas de 70% em cada uma das partes do exame (teórica e prática).

Caso seja detetada uma falha grave, devidamente fundamentada pelo examinador, no exame prático, em pelo menos um dos seguintes pontos críticos, serão retirados 31% à pontuação global, o que implicará a reprovação neste exame:
 
- Colheita de amostra para os ensaios de cobre, níquel e chumbo
- Colheita de amostra para os ensaios de microbiologia
- Determinação do ensaio desinfetante residual
- Ordem sequencial de colheita das amostras de água (de acordo com Recomendação da ERSAR n.º 01/2017)

REAVALIAÇÃO

Caso o candidato não consiga obter a classificação mínima (70%) apenas numa das partes do exame, pode realizar até duas reavaliações dessa parte. Se reprovar nas duas partes do exame, só poderá voltar a candidatar-se a novo exame decorridos 3 meses.

Mais informação no DDE-CER-013.
2013 © RELACRE - Todos os direitos reservados
webdesign by
EFNDT
Eurachem
Eurolab
ICNDT
IMEKO
UILI