Associação /

Apresentação

A adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, ocorrida em 1986, recentrou o interesse económico do País no mercado europeu. A sua integração num novo contexto de livre circulação de produtos acompanhado da crescente harmonização suportada em regulamentação técnica e em requisitos de conformidade, realçou a importância da atividade dos laboratórios.

Esta nova realidade cedo evidenciou a necessidade da criação de uma organização que permitisse juntar os laboratórios numa rede, permitindo promover o diálogo para o fortalecimento ao nível técnico e económico, promover as suas capacidades e competências e estabelecer condições para a sua competitividade neste exigente mercado.

Este mesmo propósito, a nível europeu, foi a origem da criação da EUROLAB, que ocorreu em 27 de abril de 1990, contando com a participação de Portugal através do Instituto Português da Qualidade [IPQ].

Desde esse momento, houve a necessidade de se criar, no país, uma entidade capaz de  representar os laboratórios portugueses na EUROLAB, tendo o IPQ promovido um Fórum de laboratórios públicos e privados, acreditados ou com interesse na acreditação, para constituição de uma Associação de Laboratórios, cuja escritura ocorreu em 9 de maio de 1991, com a designação de RELACRE - Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal, à qual aderiram 21 entidades com laboratórios acreditados.

Ao longo da sua existência a RELACRE tem pautado a sua ação no sentido de cumprir esta importante missão de apoiar e representar a comunidade de laboratórios, ajustando o seu campo de atuação às crescentes necessidades apresentadas pelos laboratórios, ciente do seu papel na sociedade.
2013 © RELACRE - Todos os direitos reservados
webdesign by
EFNDT
Eurachem
Eurolab
ICNDT
IMEKO
UILI