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Por Mês

Declaração da Conformidade dos Resultados – Custos e Benefícios


25 de setembro de 2025
Campus do Lumiar-IAPMEI-Lisboa
WORKSHOP
Partilhar experiências no contexto do tema “Declaração da Conformidade dos Resultados – Custos e Benefícios” nos diferentes âmbitos de acreditação e com a incerteza de medição associada.


OBJETIVOS: Juntar pessoas e partilhar experiências no contexto do tema “Declaração da Conformidade dos Resultados – Custos e Benefícios” nos diferentes âmbitos de acreditação e com a incerteza de medição associada.

DESTINATÁRIOS:
Diretores, Responsáveis Técnicos, Técnicos e Analistas com intervenção no âmbito da emissão da Declaração da Conformidade dos Resultados nos Ensaios.
Clientes de Laboratórios que necessitam das Declarações de Conformidade de Resultados
Todos aqueles que se interessem pelo tema em análise no âmbito da sua atividade profissional. 

PROGAMA

9:00 - 9:30 Receção aos Participantes

10:00  Sessão de Abertura
           (RELACRE, GT 5 /Eurachem Portugal, IPQ)

Os Requisitos das Declarações de Conformidade face a
Acreditação (ISO/IEC 17025 e OGC001)
Moderador: Florbela Dias (IPQ)
 
10:15  Análise de Consultas, Propostas e Contratos vs
           a Declaração de Conformidade dos Resultados
Carla Palma (Instituto Hidrográfico)

10:30  O uso da incerteza na avaliação da conformidade
e o risco associado
           Ricardo Silva (FCUL / Eurachem Portugal)

10:45  Apresentação de resultados e Declarações
de Conformidade
          Augusto Castro (Águas e Energia do Porto)

11:00 Networking @ coffee

11:15  EXEMPLOS de APLICAÇÃO SETORIAL com aplicação
da incerteza
Moderador: Anabela Nunes (Perita)
 
Subprodutos - Solos e Rochas
           Ana Cristina Gouveia (ISQ-LABQUI/Entidade Grupo ISQ)
 
11:30  Ensaios a Alimentos e Agroalimentares
Graça Campos (ASAE)

11:45   Análises Microestruturais
João Paulo Dias (Instituto Pedro Nunes)

12:00  Ensaios a Materiais em contacto com a Água
Ana Isabel Penetra (EPAL)

12:15  Ensaios a Embalagens e Materiais em contacto
com os Alimentos
Ana Salvaterra (CNE)
 
12:45 Networking @ lunch
 
EXEMPLOS de APLICAÇÃO SETORIAL com aplicação da incerteza (cont.)
Moderador: Anabela Nunes

 14:00  Ensaios de Acústica
 Mário Mateus (ADAI)

14:15  Ensaios Químicos em Efluentes Gasosos
Carlos Pedro (SONDAR)

14:30  Análises Ambientais (Águas e Ar Ambiente)
Soraia Pinto (ALS GLOBAL)

14:45  Ensaios a Vidro para a Construção
Marta Ferreira (CTCV)
 
15:00  Calibração - Volume
Isabel Faria (NORMAX) 

15:15 Networking @ coffee
 
15:30  DEBATE - no âmbito dos Temas apresentados
Todos os Oradores e Participantes
Moderador: Ascensão Trancoso (Perita)
 
17:30  Encerramento
 
ORADORES:
 
Carla Palma (Instituto Hidrográfico)
 
Possui doutoramento em Química (Universidade de Aveiro, 2014), Mestre em Química Tecnológica (Universidade Nova, 1994), Engenheira Química (Universidade de Lisboa, IST, 1987) e tem pós-graduação em Gestão de Laboratórios (ISQ e RELACRE, 2019).
Tem experiência na área das ciências marinhas e oceanografia química, abrangendo a química analítica ambiental, impactos antropogênicos, geoquímica de sedimentos marinhos, dinâmica de nutrientes e metais, acidificação oceânica, estado de qualidade ambiental, metrologia química e microplásticos no ambiente marinho.
Tem estado envolvida em vários projetos relacionados com impactos antropogénicos e química ambiental.
É chefe da Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho do Instituto Hidrográfico desde 2014.
http://orcid.org/0000-0001-5215-7120
 
Ricardo Bettencourt da Silva (FCUL / Eurachem Portugal)
 
Professor de Química Analítica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (http://www.ciencias.ulisboa.pt), dedicando-se ao ensino e investigação em Metrologia e Examinalogia em Química (as ciências das análises quantitativas e qualitativas em química, respetivamente), com vista a uma interpretação objetiva da informação química reunida. É avalidor técnico do Instituto Português de Acreditação desde 2002 (www.ipac.pt), vice-presidente do CITAC desde abril de 2023 (www.citac.cc), membro do Comité Executivo da Eurachem desde maio de 2012 (www.eurachem.org), membro do Grupo de Trabalho Eurachem/CITAC "Incerteza e Rastreabilidade da medição" desde 2010, membro e presidente do Grupo de Trabalho Eurachem/CITAC “Análises Qualitativas” desde dezembro de 2012 e maio de 2017, respetivamente, delegado português da Eurachem desde maio de 2010 e co-coordenador do ForMEQ (http://www.formeq.org) entre 2019 e 2022.
 
Website: https://mechem.campus.ciencias.ulisboa.pt/


 
Augusto Castro (Águas e Energia do Porto)
  • Licenciado em Engenharia Química, Pós-graduado em Engenharia da Qualidade.
  • Avaliador Coordenador e Técnico da Bolsa de Avaliadores do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e posteriormente Instituto Português da Acreditação (IPAC) desde 2000, segundo a norma ISO 45001 e depois ISO 17025, tendo realizado um total de 1216 auditorias efetuadas, sendo 862 auditorias externas pelo IPQ/IPAC e 354 auditorias internas.
  • Responsável da Qualidade e da validação/verificação de métodos de Química no Laboratório de Análises de Águas dos SMAS – Porto entre 1992 e 2008 com implementação de todo o sistema de gestão e garantia da qualidade, validação/verificação de métodos, controlo da qualidade e estimativa da incerteza dos métodos de ensaios físico-químicos, com obtenção da acreditação do laboratório do SMAS-Porto em 1999/2000.
  • Atualmente trabalha no laboratório das Águas e Energia do Porto, na área de apoio aos ensaios de análise química e à Gestão da Qualidade. Formador na área de Acreditação de laboratórios de ensaios (NP EN ISO/CEI 17025), Controlo e Garantia da Qualidade, Validação e Incertezas de métodos de ensaios Químicos e outras áreas relacionadas, desde 1996 com 3753 horas de formação dadas.
  • Consultor na área de Acreditação de laboratórios de ensaios (NP EN ISO/CEI 17025), na implementação, Validação e Controlo da Qualidade de Amostragem e de métodos de ensaios Físico-Químicos de Águas.
  • Membro da Comissão Técnica a Laboratórios do IPAC (CTAL IPAC – Caparica)
  • Ex-Membro do Grupo de Trabalho ILAC ("AIC working group will be to assist with the NWIP for Part 5") - Agosto de 2015.
  • Membro de vários grupos de trabalho a nível nacional no IPQ, RELACRE, IPAC.
 
 
Ana Cristina Gouveia (ISQ- LABQUI)
 
- Detalhes
  • 19 anos no ISQ, no LABQUI- Laboratório de Quimica e Ambiente
  • Gestão Comercial |Consultoria Ambiental
- Pilares
  • Legislação Ambiental, Avaliação da conformidade legal; Gestão Resíduos; Economia Circular; Sustentabilidade; Laboratório de Controlo Ambiental, Qualidade da Água e Qualidade dos Solos. Ensaios de Controlo Ambiental.
  • Biografia
  • Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP).
  • Especialização em controle da poluição, qualidade da água e dos solos, gestão de resíduos, economia circular, sustentabilidade, legislação e governança ambiental.
  • Oradora em seminários, workshops e webinars.
  • Social Media
  • https://www.linkedin.com/in/ana-cristina-gouveia-563a172b9
 
-Tags
#EngenhariaAmbiental #LABQUI #ISQ #LaboratórioAmbiental, #QualidadeÁgua; #ÁguasResiduais #RecursosHidricos #QualidadeSolos, #AvaliaçãoContaminaçãoSolos; #EconomiaCircular, #GestãoResíduos, #Subprodutos; #ControloAmbiental #LegislaçãoAmbiental #AvaliaçãoConformidadeLegal # ProjetosID.

 
Graça Campos (ASAE)
 
  • Licenciada em Engenharia Química, e Mestre em Biotecnologia - Engenharia Bioquímica, pelo Instituto Superior Técnico.
  • Tem trabalhado nas áreas de implementação de Sistemas de Gestão, em conformidade com a norma ISO 17025, sistemas de gestão de informação, integrou a bolsa de avaliadores do IPAC e participa em grupos de trabalho técnicos na área de química alimentar,controlo de qualidade e estimativa de incertezas.
  • Integrou o Departamento de Tecnologia e Indústrias Alimentares, do ex. INETI em 1992 até 2009.
  • Desde 2009 é Chefe de Divisão do Laboratório de Físico-Química do Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE.

 
João Paulo Dias (Instituto Pedro Nunes) 
 
  • Nascido em Coimbra em 1965, é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, e desempenha a função de Diretor-Adjunto do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) do Instituto Pedro Nunes, sendo Investigador sénior desta estrutura. Assume a responsabilidade técnica na área de materiais e produtos, no âmbito do sistema de qualidade do LED&MAT nos sectores de ensaios mecânicos, morfológicos, estruturais e químicos. Possui experiência na participação em projetos de IDT com incidência essencialmente na área de transferência tecnológica, em materiais e tecnologias de processamento, especialmente no campo da engenharia de superfícies (revestimentos finos produzidos por PVD), moldagem por injeção de pó, maquinação e tecnologias de corte (metais e madeira), e caracterização de propriedades de materiais especialmente em tribologia, tendo coordenado e desenvolvido mais de 30 projetos com empresas e entidades do sistema científico, a nível Nacional e Europeu (FP4 a HEU).
  • Possui experiência como avaliador de projetos de investigação aplicada no âmbito das medidas de apoio do PT2020 e PT2023 (coordenados pela ANI), em diversas áreas de materiais e engenharia mecânica, bem como no domínio dos projetos SIFIDE do sistema de incentivos fiscais às empresas.
  • Avaliador técnico de laboratórios segundo a ISO 17025 para o Instituto Português de Acreditação (IPAC) desde 2000 com experiência na realização de auditorias, nas áreas de Maquinaria e equipamentos mecânicos; Materiais de engenharia, maquinaria, estruturas e produtos; Metais e ligas metálicas; Plásticos, borrachas e derivados; Tintas, vernizes e pigmentos.
  • Representou o IPN na European Association of Research and Technological Organizations (EARTO) onde já foi membro do Board, sendo também membro do Grupo de Trabalho 2 do RIS3 junto da CCDRC, e representando a entidade nos Clusters Mobinov, Poolnet, e Plataforma Ferroviária Portuguesa.




Ana Isabel Penetra (EPAL)

 
  • Licenciatura em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Licenciada A da Equipa de Química Orgânica do Laboratório de Águas da Direcao de Laboratórios da EPAL, desde 2005
  • Responsável pela implementação e/ou rotina de Métodos de Ensaio para análise de compostos orgânicos em águas: técnicas de preparação da amostra
  • Especialista na área da cromatografia e da espetrometria de massa
  • Responsável pelos testes a materiais orgânicos e comentícios em contacto com a água destinada ao consumo humano, com vista à sua aprovação para utilização nos sistemas de abastecimento de água.

 
Ana Salvaterra (CNE)
 
  • Formada em Engenheira química,
  • Desempenha a sua atividade profissional no CNE desde 2009, assumindo a responsabilidade do laboratório de química desde 2011,
  • Acumula ainda a função de responsável da qualidade desde 2017.
  • Especialista em food contact materials (FCM) com 16 anos de experiência nesta área
 
Mário Mateus (ADAI)
 
Carlos Pedro (SONDAR)
 
  • General Manager e CEO no Grupo Sondar.i (empresa de avaliação e monitorizaçãoda qualidade do ar), desde 1998
🏛️ Atividades Institucionais
  • Vogal do Conselho Diretivo da SPMet – Sociedade Portuguesa de Metrologia (mandato 2024–2027), eleito na assembleia geral de 15 de março de 2024
  • Presidente da Comissão Setorial de Emissões Gasosas da RELACRE (desde 2008)
  • Membro da Comissão Técnica de Acreditação de Laboratórios (CTaL) do IPAC (desde 2007–2015 em diante
🏢 Atividades Empresariais
  • Fundador e CEO da Sondar – Air Sampling and Technologies, grupo Sondar.i, ativo desde 1998 (faturamento crescente entre 2015–2018, com expectativas de crescimento continuado.
🎓 Academia & Formação
  • Formação Académica: Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (1988–1994). MBA na Porto Business School (2014) 
  • Docente Convidado: disciplinas ligadas à qualidade do ar em universidades politécnicas (desde 2009) e orientador de mestrados na área
🧪 Inovação & I&D🗣️ Atividades Editorial e Eventos
  • Autor da coluna “Nortada” na revista Indústria e Ambiente e membro do conselho editorial dessa publicação
  • Participou como orador em conferências internacionais e fóruns técnicos, como o Lab Summit 2024, representando o Grupo Sondar.i 
📌 Competências-Chave
  • Monitorização da qualidade do ar e emissões (normas EN 17025, CEMS)
  • Normas, acreditação e conformidade (IPAC, RELACRE, acreditação laboratorial)
  • Governança corporativa, liderança executiva e expansão internacional
  • Formação académica e profissional
  • Consultoria técnica em I&D e projetos ambientais

 
Soraia Pinto ( ALS GLOBAL)
 
  • Mestrado em Engenharia Alimentar- Biotecnologia Alimentar (UTAD)
  • Licenciatura em Ciência alimentar (UTAD)
  • Estágio Curricular na ALS Controlvet- Elaboração da Dissertação de Mestrado com o tema “Desenvolvimento de um método de PCR em Tempo Real para deteção de adulteração em arroz basmati”-2018
  • Estágio de licenciatura inserido no projeto “Novas bio estratégias para a detoxificação de micotoxinas utilizando bactérias de Ácido Lático PTDC/AGR-TEC/3900/20212” com o tema “Caracterização Fenotípica e Genotípica de Bactérias de Ácido Láctico com capacidade de Detoxificação de Micotoxinas” – 2015
  • Responsável da Unidade Microbiológica Ambiental Lisboa e Alimentar Tondela – 2020 Presente
  • Diretora Técnica – ALS Portugal- 2024 Presente
 
Marta Ferreira (CTCV)
 
  • Mestrado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra.
  • É responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade e Acreditação dos Laboratórios e pela unidade de negócio de Sistemas de Gestão e Melhoria do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).
  • Desde o início da sua carreira profissional que tem estado ligada à implementação e melhoria de Sistemas de Gestão e de Controlo da Produção através do desenvolvimento projetos de melhoria da produtividade, otimização de processos e redução de custos.
  • Na área laboratorial acompanha o sistema de gestão do CTCV e os projetos de melhoria e digitalização com vista a reforços na produtividade.

 
Isabel Faria (NORMAX)
 
  • Diretora da Qualidade da NORMAX
  • Diretora do NORMALAB
  • Auditora de sistemas de gestão ISO 9001, ISO/IEC 17025, ISO 13485
  • Membro do Comité de Normalização ISO TC 48 - Laboratory equipment
  • Membro da Comissão Técnica de Normalização CT 87/SC17- Instrumentos de laboratório


 
MODERADORES
 
Florbela Dias (IPQ)
 
  • Doutoramento em Química pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Pós-Doutoramento no domínio da Química-Termodinâmica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
  • Está no Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ há mais de 23 anos. Representa o IPQ no comité técnico Metrologia Química da EURAMET/METCHEM e no Comité Consultivo de Quantidade de Matéria (CCQM), no BIPM, desde 2002.
  • É inspetora de Boas Práticas de Laboratório da OCDE desde 2012.
 
Anabela Nunes 
 
  • Engenheira em Química Industrial e Pós-graduações em Tecnologia Alimentar e Qualidade (Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia), Engenharia da Qualidade (Instituto Soldadura e Qualidade) e Sistemas de Gestão Integrados: Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social (Instituto Soldadura e Qualidade).
  • Consultora (desde a implementação, manutenção e melhoria do referencial NP EN ISO/IEC 17025 desde 2002), avaliadora coordenadora e técnica (petroquímicos e produtos químicos) da Bolsa IPAC do respetivo referencial desde 2010 e formadora (intraempresas).
  • Experiência profissional como responsável do laboratório da Dan Cake, responsável técnica área físico-química doo laboratório SGS – Portugal e responsável do laboratório da Elf Lubrificantes, Portugal. Membro da Comissão de Normalização (CT 37 e CT 38) e Membro do Grupo de Trabalho GT 05- Metrologia Química da CSRELACRE.
 
Maria Ascenção Trancoso (Perita)
 
  • Foi investigadora no INETI e LNEG, com interesses cientificos em Ciência Analítica, Ambiente e Energia, Materiais, Qualidade e Metrologia Química, com enfoque em Validação de Métodos, Rastreabilidade metrológica e Incerteza da Medição.
  • Assumiu a coordenação de laboratórios acreditados no INETI e LNEG (2001-2020) e vasta experiência profissional como Responsável Técnica e Responsável da Qualidade de laboratórios acreditados de ensaios (1990-2020).
  • Possui o título de Especialista em Metrologia pela Ordem dos Engenheiros.
  • Formadora com competências pedagógicas certificadas pelo IEFP.
  • Faz parte da bolsa de auditores técnicos do Organismo Nacional de Acreditação – IPAC pela NP EN ISO 17025.
  • É membro do grupo de trabalho CTR04 Metrologia - GT05 Química, membro da EURACHEM Portugal – RELACRE e FORMEQ


 
CONDIÇÕES ESPECIAIS:
 
Todas as entidades poderão beneficiar de um desconto:
Desconto   Condições
     5%  2 ou mais inscrições da mesma entidade

Estudante: € 30,00+IVA (23%)

No caso dos estudantes a inscrição só será considerada definitiva mediante o envio do respetivo pagamento, devendo ainda, para o efeito, fazer prova de matrícula em estabelecimento de ensino, sendo a fatura-recibo emitida ao próprio.

O valor inclui:
Cofee-break, almoço, documentação e Certificado de participação em formato digital.

Em caso de desistência de última hora e na impossibilidade de substituição, haverá lugar a uma  retenção de  40%  do preço  de  inscrição  em  compensação das despesas  administrativas  efetuadas  e prejuízos  sofridos  por  cancelamento de última hora.
 
Para mais informações contactar:

RELACRE
E-mail:
cila.silva@relacre.pt
maria.joao@relacre.pt
 


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PREÇO


€ 150.00 + IVA
Associado

€ 200.00 + IVA
Não Associado


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